Círio de Nazaré mobiliza milhares de devotos no Pará
11/10/2025
(Foto: Reprodução) Círio de Nazaré mobiliza milhares de fiéis em Belém
No Pará, o Círio de Nazaré mobiliza milhares de devotos.
A primeira procissão começou ainda de madrugada. E percorreu 24 quilômetros pelas ruas da Grande Belém. Nas calçadas lotadas, sinais de gratidão. Uma maratona da fé para ciclistas e corredores.
"É inexplicável, coisa divina, sem explicação o que Ela faz. Só agradecer à Nossa Senhora de Nazaré e mais nada", diz Alisson Souza, corredor.
Da viatura da Polícia Rodoviária Federal, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré seguiu para uma Corveta da Marinha. Na Amazônia, rios também são ruas e a Santa navegou pela Baía do Guajará. No caminho, pescadores, ribeirinhos... e centenas de embarcações decoradas. O Círio das Águas simboliza o respeito pelos povos que cuidam da floresta.
De volta à terra firme, honras de chefe de Estado e a homenagem de um arraial animado.
"Eu fico até arrepiado quando eu falo disso. É muito poderoso esse encontro das pessoas com a Nossa Senhora de Nazaré, então é muito bonito isso", afirma Claudio Dias, turista de BH.
Depois é a vez da homenagem dos motociclistas, esse percurso é curto e até a Basílica está liberado a fazer esse barulho todo para Santa para agradecer.
Repórter: Qual é a tua promessa?
Dione Amorim, doméstica: Uma cirurgia que eu tive que fazer e eu tive uma ótima recuperação. Só felicidade e gratidão a Nossa Senhora
A Motorromaria levou a imagem peregrina até um colégio católico. Na Basílica Santuário, outro ritual emocionante. A Descida do Glória. É quando a imagem original da Santa, que não vai às ruas, é retirada do Altar Mor, e durante 15 dias, fica mais perto dos devotos. Os fiéis lotaram a igreja para acompanhar a celebração que se repete há 33 anos.
O sábado de festejos entra pela noite. Na Trasladação, a imagem peregrina segue até a igreja mais antiga de Belém, no centro histórico. De lá, sai, neste domingo (12), a procissão principal, que reúne uma multidão nas ruas outra vez.
Repórter: Como a senhora se sente?
Dorenita Tavares, dona de casa: Muito feliz, emocionada, muito emocionada mesmo dessa grande festa porque todo ano eu participo.
"Só quem é filho de Nossa Senhora entende, só quem é filho dela entende, é um amor inexplicável, imensurável", afirma Rogério Cardoso, autônomo.
Círio de Nazaré mobiliza milhares de devotos no Pará
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM:
Com 13 mil voluntários, Cruz Vermelha caminha pela fé e pelo cuidado no Círio de Nazaré em Belém
Fieis do Círio de Nazaré aproveitam para visitar Museu das Amazônias em Belém
Imagem de Nazaré é homenageada por terra e águas em procissões que reúnem milhares no Círio 2025