Exposição gratuita em BH celebra 55 anos do Grupo Giramundo com mais de 600 bonecos históricos
11/10/2025
(Foto: Reprodução) Universo dos Bonecos do Giramundo está em cartaz no Palácio das Artes
Uma exposição que estreou neste sábado (11) no Palácio das Artes, no Centro de Belo Horizonte, celebra os 55 anos do Grupo Giramundo, uma das companhias de teatro de bonecos mais tradicionais do país.
A mostra, com entrada gratuita, apresenta mais de 600 peças que retratam a história e a evolução do grupo, fundado em 1970.
Os visitantes encontram desde os primeiros bonecos, feitos com materiais simples, como cabos de vassoura, até criações mais recentes, produzidas com madeira, espuma, tecido, metal e papel, que deram forma a personagens cada vez mais complexos e expressivos.
Para muitos, o encantamento é compartilhado entre adultos e crianças. O pequeno João de Sá Costa, de 6 anos, resume o sentimento.
"Uns bonecos mó legal, mexe daqui, mexe de lá...", definiu João.
O técnico em informática Lauro Honório da Costa Júnior visitou a mostra com a família e destacou o valor afetivo da experiência.
"É encantador, né? A gente volta à infância. Pensar que cada boneco desse tem uma história, como foi criado, cada apresentação que ele fez. É muito bacana", afirmou.
A gerente de operações Marina Ramos Delamonica compartilhou a emoção de reviver as memórias de infância.
"Desde criança, a gente ia aos teatros do Giramundo, e agora ver minha filha encantada pelos bonecos é lindo", narrou.
Reinventar sem perder a essência
Segundo o diretor Marcos Malafaia, a exposição reflete a capacidade do Giramundo de se reinventar sem perder a essência.
"Ela atualiza o boneco em relação ao tempo, mas o boneco não perde seu encanto. Continua sendo encantador para a criança e para o adulto, com o magnetismo intacto", disse.
Além dos palcos, o trabalho do grupo também conquistou espaço na televisão. Criações do Giramundo estiveram na minissérie “Hoje é Dia de Maria”, indicada ao Emmy em 2005, e na novela “Pega Pega”, de 2017, ambas da TV Globo.
A diretora artística Bia Apocalipse lembrou a dimensão internacional do grupo.
"O Giramundo rodou muito. Meu pai e minha mãe diziam que o nome traz uma condenação do bem, que faz a gente girar. Já fomos à França, Bélgica, Estados Unidos, México, Equador... A gente leva os bonecos, a magia do teatro e Minas Gerais pro mundo", relembrou.
O diretor Ulisses Tavares reforçou a importância do acervo mantido pelo grupo.
"Acho que o Giramundo tem um dos maiores acervos do mundo. No Brasil não tem igual em número de peças, nem na América Latina. Isso se deve ao desejo do grupo de pesquisar e produzir continuamente novos bonecos, com todo tipo de variação possível", afirmou.
Alice no País das Maravilhas
Entre as atrações, está a personagem Alice, da peça Alice no País das Maravilhas, que será apresentada neste domingo (12), no Grande Teatro do Palácio das Artes, em homenagem ao aniversário do grupo.
O espetáculo conta com a participação de Álvaro Apocalipse da Mata, de 11 anos, filho de Bia e neto de um dos fundadores do Giramundo.
“Por mim, o Giramundo dura para sempre"
Bonecos históricos do Grupo Giramundo.
Thiago Phillip/TV Globo
Bonecos históricos do Grupo Giramundo.
Thiago Phillip/TV Globo
Bonecos históricos do Grupo Giramundo.
Thiago Phillip/TV Globo
Vídeos mais assistidos do g1 MG